sábado, 12 de agosto de 2017

GOSTEI DE LER, "OS COMENTÁRIOS DOS LEITORES"

Gostei de ler o texto de ontem do António Guerreiro no Público, “Os comentários dos leitores”. Produz uma reflexão interessante e pertinente sobre a forma como são usadas por boa parte das pessoas as caixas de comentários da imprensa online.
Já aqui tenho referido essa questão sobretudo a propósito de matérias ou notícias respeitantes à educação.
Julgo que seria interessante um estudo com algum rigor que procedesse à análise de conteúdo dos comentários. Apesar da dificuldade de identificar os autores, seria um forte contributo para perceber a forma como o universo da educação é percebida pela parte da comunidade que lê a imprensa e comenta o que lê.
De uma forma geral é algo de inquietante. Muitos comentários, favoráveis ou desfavoráveis, estão cheios de agressividade, insultos, ignorância arrogante e preconceito que assustam. Pensar que esta gente que assim expressa opiniões sobre educação e professores pode ser responsável pela educação de filhos ou netos é assustador e ajuda a perceber, também, a forma como alguns dos mais novos percepcionam os seus professores e a escola.
Como sublinha António Guerreiro, apesar das excepções, esta utilização das caixas de comentários mina o sentido da sua existência, a partilha e discussão de ideias pela comunidade de leitores. É também algo que se passa nas redes sociais apesar de diferenças óbvias entre os dois suportes. Algumas publicações estão mesmo a eliminar a existência de comentários.
É pena mas compreende-se.

Sem comentários: