segunda-feira, 21 de agosto de 2017

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Dados provisórios do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional de 2016, que foram publicados, esta segunda-feira, pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência que o investimento em investigação e desenvolvimento representou em 2016 1.27% do PIB. Pela primeira vez desde 2010 verifica-se um aumento do investimento face ao ano anterior.
Como afirma Carlos Fiolhais a investigação é a “árvore do desenvolvimento” pelo que, apesar de ainda não estarmos no patamar de investimento desejável e necessário, trata-se de uma boa notícia depois do sobressalto e abaixamento dos últimos anos de política científica com Nuno Crato.
É importante a retoma e reforço de um caminho de investimento na investigação como são importantes novos modelos de organização, financiamento e avaliação aliás, já anunciados e cuja concretização nas diferentes dimensões se aguarda como também importa recuperar da desvalorização acentuada que a investigação em ciências sociais e humanidades sofreu.
Está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo.

Sem comentários: