quarta-feira, 2 de agosto de 2017

OS MILHÕES DO FUTEBOL

A imprensa, toda a imprensa, de ontem, de hoje e, provavelmente, dos próximos dias coloca em forte destaque a "transferência" de Neymar do Barcelona para o PSG.
Os valores envolvidos podem atingir, depende das fontes, os 500 milhões de euros, isso mesmo, 500 milhões de euros.
Fico perplexo com a facilidade e disponibilidade com que nos tempos que correm se movimentam milhões, muitos milhões, neste negócio que não se percebe muito bem como se alimenta, as assistências nos estádios são baixas em termos médios, o mercado publicitário parece em recessão e a economia não está na melhor saúde sendo que também é conhecido o volume dos passivos da esmagadora maioria, para não dizer a totalidade, dos clubes, nacionais ou estrangeiros. É certo que segundo consta o poço de dinheiro para a transferência é no Qatar, um delírio de um qualquer afortunado dos petrodólares. No entanto, por cá e na devida escala o cenário é o mesmo.
O circo da compra e venda de jogadores e treinadores continua a envolver muitos milhões, não parou, não pára e compõe regularmente as páginas dos jornais, em particular nesta altura, o defeso, ou a janela de transferências como se diz em futebolês.
Sempre que falo de futebol reafirmo a minha incurável paixão pelo jogo mas, sem demagogia, estes negócios e os valores movimentados, no contexto em que ocorrem e com os actores que envolvem, chegam a ser obscenos, insultuosos e uma indignidade quando olhamos à nossa volta.
O mundo é mesmo um lugar estranho.

Sem comentários: