domingo, 3 de setembro de 2017

ESTÁ AÍ O NOVO ANO LECTIVO

O ano lectivo está à porta. Apesar de alguns avanços, talvez ainda não seja desta que teremos a tão apregoada quanto necessária “normalidade”, equipamentos e espaços adequados e prontos, docentes colocados e com tempo para a preparação da actividade, funcionários suficientes, técnicos presentes desde o início do ano e em número e função adequados às necessidades de escolas e agrupamentos, materiais e manuais na posse das famílias, etc. Um dia vamos conseguir.
Em muitas escolas, alguns professores, apesar dos imperativos ético-deontológicos, dificilmente sentirão o “privilégio” da profissão “mais linda do mundo”, como um dia referiu Nuno Crato que bem se esforçou para que assim não fosse continuando o trabalho de Maria de Lurdes Rodrigues. Enfrentam situações com climas e condições pouco positivas que comprometem o seu trabalho de professores, o dos alunos, dos funcionários e dos pais e, no limite, o direito a uma educação pública de qualidade.
No entanto, a esmagadora maioria dos professores vai entrar na sala de aula todos os dias, olhar para os alunos e reinventar-se como Professor.
Ainda bem para nós e para os nossos miúdos.

Sem comentários: