terça-feira, 12 de setembro de 2017

O INÍCIO DO ANO LECTIVO. AINDA NÃO FOI DESTA

Ainda não foi desta. No começo de todos os anos lectivos as sucessivas equipas ministeriais esforçam-se por afirmar a “normalidade” do seu início. Desenvolvem um exercício comum nas lideranças políticas em Portugal, transformam a realidade na projecção dos seus desejos, ou seja, desejam que tudo estivesse bem e afirmam … que tudo está bem. Só que a realidade não o confirma.
Apesar de algum ganho em termos de tempo, o processo de colocação de professores volta a ser objecto de dúvidas, alterações, questões sobre a justeza dos critérios e das questões processuais, etc. Também não está terminada a colocação ou contratação de auxiliares e técnicos.
É tudo o que as escolas e os professores e, naturalmente, os alunos não precisam para o desenvolvimento do seu trabalho.
Não consigo entender o complexo (será por isso?) conjunto de causas que estarão associadas a esta agitação recorrente e anual.
Será incompetência?
Será uma questão de visão política e de gestão das várias corporações de interesses mesmo dentro dos diferentes grupos profissionais envolvidos?
Será uma questão de economia e contabilidade?
Será uma questão de burocracia?
Será … ?
Não, ainda não foi desta. Um dia, acredito que um ano lectivo começará sem mais sobressaltos que o fim das férias e recomeço da lida.

Sem comentários: