quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O MIÚDO QUE NÃO SABIA SURFAR

Um dia destes, o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros, estava na sala de professores com o seu inevitável chá quando apareceu a Professora Maria.
Olá Maria, queres partilhar o chá?
Olha Velho, tenho uns minutos, aproveito e falo-te do Mário, tu conheces. Ando preocupada com ele. Parece-me assustado, desassossegado, está pouco atento. Ele é esperto mas como está com pouca atenção, fala muito com os colegas, acaba por não aprender em condições, umas vezes até parece que sabe e um dia depois já se varreu o que parecia saber.
Que mais sabes dele?
A vida lá em casa parece complicada, o Mário não fala muito disso, o pai está desempregado e a mãe também está com problemas, disse-me a mãe da Sara. O Mário é também uma criança muito inquieta com o que está à volta dele.
Ele vai ter que aprender a fazer surf.
Surf?! Estás a brincar Velho.
Não Maria. O mundo à volta do Mário anda muito agitado e ele é apanhado pelas ondas dessa agitação. Como ainda não sabe apanhá-las acaba por ser enrolados no meio delas e daí o desassossego. Ajuda-o a saber surfar.
Eu não sei surfar.
Sabes, os bons professores como tu são capazes de perceber as ondas que se formam nos mares dos miúdos. E entendendo as ondas fica mais fácil pensar como ajudá-los a lidar com elas sem se afundarem, ou seja, tu podes ser a prancha na qual ele surfa as ondas até se aguentar melhor sozinho.

Tantos miúdos que precisam da ajuda dos professores para lidar com as ondas que têm nos mares em que se movem.

Sem comentários: