sábado, 7 de outubro de 2017

VAI UM TEMPO MALINO

Este tempo não é deste tempo. A secura e o calor estão fora de época, cansam e, sobretudo, não se reinicia um novo ciclo. A terra dura, gretada, seca, despida, do Alentejo não pode ser fabricada e a água tarda, as barragens estão em baixo.
Ainda hoje na vila alguém comentava que todos os dias abre a janela com a esperança de ver a chuva que teima em não vir.
Cada vez mais frequentemente as pessoas ficam surpreendidas quando comentam qualquer coisa como  “Que bom, está mais um dia bonito, cheio de Sol!” e eu respondo “Não, mais um dia sem chuva, a coisa está a correr mal”. Sem grande convicção lá entendem o meu ponto de vista apesar de estranharem que é produzido por um tipo que utiliza mota diariamente. No entanto, acho que continuam mesmo satisfeitas com mais um excelente dia.
Diariamente vou ouvindo gente da rádio que rejubila e comenta com agrado as óptimas temperaturas e os dias de Sol que vamos vivendo. Esta gente acha que o que come se cria como? Esta gente acha que a água que bebe nasce no depósito municipal?
Não, definitivamente, vai um tempo malino aqui pelo Alentejo. E não só.

Sem comentários: