quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ALGUNS DOS PROBLEMAS DOS PROFESSORES SÃO TAMBÉM PROBLEMAS NOSSOS

Como é evidente o mundo da educação para além da “vivacidade”, por assim dizer, em que permanentemente está mergulhado, atravessa uma fase de particular agitação no que respeita aos professores e aos seus problemas, designadamente, profissionais.
Hoje a imprensa noticia a preocupação de alguns deputados do PS com esta questão recordando a marcante época de Maria Lurdes Rodrigues e a sua famosa afirmação, “Perdi os professores, mas ganhei a opinião pública”. Parece-me claro que a preocupação dos deputados remete sobretudo para o potencial impacto da situação de descontentamento na contabilidade eleitoral do que para uma preocupação com os problemas que estão em discussão.
Apesar de ter algumas ideias, entendo que não devo opinar sobre as matérias em concreto.
No entanto e como várias vezes tenho referido, alguns dos problemas dos professores são também problemas nossos. Sempre assim acontece quando está em causa a qualidade da educação e da escola, pública ou privada, e o trabalho de alunos, professores e pais.
O futuro passa necessariamente pela educação e pela escola donde …
É também verdade que a deriva política a que o universo da educação tem estado exposto nas últimas décadas, criando instabilidade e ruído permanente sem que se perceba um rumo, um desígnio que potencie o trabalho de alunos, pais e professores tem tido especial efeito no clima e no trabalho desenvolvido nas escolas e agrupamentos.
É pois exigível que ao defender a qualidade da educação e da escola, pública e também privada, que se valorizem, defendam e criem as condições para que o trabalho de professores, alunos e pais tenha o melhor resultado possível.

1 comentário:

Palula Palma disse...

Faz aquilo que amas e nao teras que trabalhar nem mais um dia!