sexta-feira, 13 de abril de 2018

À CONVERSA COM PAIS


Ontem voltei à escola sede do Agrupamento de Escolas de Sto. António no Barreiro para mais uma conversa ao fim da tarde com pais e encarregados de educação.
Nas muitas coisas que a lida profissional me solicita, o trabalho com os pais é uma das mais estimulantes. Mais estimulante ainda quando encontramos uma comunidade educativa que que procura construir um futuro melhor para os seus filhos ou alunos muitos dos quais a viver em circunstâncias de alguma vulnerabilidade.
Buscar por um inexistente manual de instruções para lidar com os filhos, ajudar a construir um caminho que os leve sem grandes sobressaltos ao futuro, dá sempre origem a histórias e inquietações que partilhadas ajudam a pensar e a fazer.
Acordámos em ideias simples e que parecem bons contributos.
Educar pode traduzir-se em ajudar alguém a tomar conta de si próprio. Assim, a autonomia é o fio estruturante da acção educativa e começa no berço. Quanto mais autónomos mais autodeterminados e auto-regulados as crianças e jovens serão, menos será necessário "tomar conta deles", eles saberão tomar conta de si de forma adequada.
O afecto é imprescindível, não existe "afecto a mais" ou, noutra versão, "mimos a mais". Existe mau afecto e mau mimo e mau porque é tóxico, faz mal e não por ser muito. As regras e os limites são bens de primeira necessidade. Tal como com os afectos, nenhuma dieta educativa pode prescindir de regras e limites.
A educação, escolar ou familiar, assenta relação que tem como ferramenta essencial a comunicação. A comunicação é essencial, em qualquer idade.
Os pais, todos os pais independentemente da sua qualificação escolar têm um papel importante na sua relação com a escola e na relação dos seus filhos com a escola.
Estudar e adquirir uma qualificação é o melhor passaporte para o futuro e os pais ajudam a adquiri-lo em conjunto com a escola.
Foi boa a conversa. Até havia um lanchinho simpático a tornar o fim de tarde mais aconchegado.

Sem comentários: